Quem Somos

Com sede na freguesia de Airães, concelho de Felgueiras, o Centro Social e Paroquial Padre António Mendonça é uma obra de solidariedade social que nasceu a partir da doação da Quinta do Roço pelo Senhor Padre António Pacheco Barbosa de Mendonça, ilustre filho desta freguesia, que deixou em testamento os seus bens à comunidade de Airães com o destino de serem aplicados à educação de crianças e jovens, bem como ao apoio dos mais desfavorecidos, nomeadamente os idosos. 

Daí, nasceu o projecto do actual edifício que teve a comparticipação da comunidade de Airães, do Instituto de Segurança Social pelos acordos de cooperação e alguns apoios do PIDAC.

A Direcção do legado resolveu pôr em prática o objectivo, criando um projecto único, dando assim cumprimento à sua vontade.

O início da construção do Centro deu-se em dezembro de 1998 e foi dado como concluído em junho de 2001. 

Iniciou os seus serviços em maio de 2002, sendo oficialmente inaugurado a 8 de setembro de 2002.

O Centro Social e Paroquial Padre António Mendonça, distingue-se pela qualidade dos serviços prestados pelas suas respostas sociais aos seus utentes.

 

MISSÃO

O Centro Social e Paroquial Padre António Mendonça tem por Missão apoiar as famílias da comunidade, prestando-lhe serviços na área da Terceira Idade e Infância através das suas valências de Lar, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia, Pré-Escolar e Creche, sob a orientação dos princípios da doutrina Social Cristã, tais como solidariedade e dignificação da pessoa humana em todos os contextos e circunstâncias.

VISÃO

O Centro Social e Paroquial Padre António Mendonça pretende concretizar a sua Missão através da implementação de um Sistema de Gestão, que materialize os princípios e valores constantes na sua Missão e os realize de uma forma efetiva, transparente e empenhada para os seus colaboradores assim como para todos os que com ela se relacionem, como os utentes e fornecedores.

POLÍTICA DA QUALIDADE

O Centro Social e Paroquial Padre António Mendonça com o firme propósito de gerir a sua Organização/Instituição, especificamente pelos requisitos da norma
NP EN ISO 9001 : 2008, propõe-se a atingir as seguintes metas e objetivos:

a) Monitorizar o estado de satisfação dos nossos utentes para corrigir e colmatar eventuais falhas na prestação dos serviços.
b) Selecionar e recrutar os futuros colaboradores do Centro Social, atendendo a critérios rigorosos, de acordo com os requisitos mínimos.
c) Qualificar e Formar os Recursos Humanos existentes de forma a valorizá-los e atingir as metas definidas pela Organização.
d) Instituir Procedimentos claros e concretos de comunicação com/e entre Utentes, Colaboradores e Fornecedores da Instituição.
e) Compromisso de defender os princípios da Política da Qualidade.
f) Compromisso de gerir o património de forma a Valorizá-lo cada vez mais.